data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: arquivo pessoal
A dona de casa Hilda Van Caeneghem do Nascimento, 89 anos, nasceu em Santa Maria. Ela era irmã de Nelson e Flávio Van Caeneghem.
Hilda foi casada, por 69 anos, com o funcionário da Caixa Econômica Federal Pedro Garcia do Nascimento, falecido em 2018. O casal teve seis filhos, Gelson, Gilson, Jociane, Cláudio, Saulo e Cláucio, nove netos e dois bisnetos.
- A mãe era discreta, tinha o equilíbrio nas ações como estilo de vida. Em casa, era extrovertida e, no convívio geral, era querida por todos. Generosa, eka nunca deixou de estender a mão e nos ajudar quando passávamos por dificuldades - diz Saulo.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Ele acrescenta que a idosa adorava passear na companhia dos filhos.
- Ela pedia ao Gelson para sair com ela, mas escolhia os lugares. Às vezes, o passeio era no centro. Em outras, preferia o interior da cidade - lembra Saulo.
A dona de casa era uma exímia cozinheira. Não deixava faltar variedade de pratos para a família, ainda de acordo com o filho.
Hilda residia na Avenida Medianeira, junto ao caçula, Cláucio. Os outros filhos moravam perto da mãe. Gostava de ver a família unida, principalmente ao redor dela.
Para Gelson, fica a gratidão pela mãe dedicada, que tantas lições importantes deixou.
- Ela foi muito carinhosa para com os filhos. Somos gratos pelo cuidado e atenção que dedicava também aos netos - comenta o filho.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Para a neta Letiele, a avó era maravilhosa, ajudava a todos, estava sempre disposta e de bom humor. Ainda de acordo com ela, Hilda transmitia carinho, aconchego e paz:
- Eu a visitava todos os dias Quando eu estava do lado dela, tudo melhorava. Era teimosa. Isso não podemos negar. Tudo tinha que ser feito do jeitinho dela. A gente nem se importava. Ficávamos felizes em realizar as vontades da vó - recorda a neta, com carinho.
A matriarca ensinou Letiele a ser resiliente e a enfrentar os desafios impostos no dia a dia.
- Minha avó passou por diversas dificuldades, como várias perdas de familiares próximos. Mesmo diante dessas tristezas, ela não deixou de ser feliz - conclui a neta, emocionada.
Hilda Van Caeneghem do Nascimento morreu em 4 de junho, devido a um ataque cardíaco. Ela foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria, no mesmo dia.