luto

Morreu a santa-mariense Hilda Van Caeneghem

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: arquivo pessoal

A dona de casa Hilda Van Caeneghem do Nascimento, 89 anos, nasceu em Santa Maria. Ela era irmã de Nelson e Flávio Van Caeneghem.

Hilda foi casada, por 69 anos, com o funcionário da Caixa Econômica Federal Pedro Garcia do Nascimento, falecido em 2018. O casal teve seis filhos, Gelson, Gilson, Jociane, Cláudio, Saulo e Cláucio, nove netos e dois bisnetos.

- A mãe era discreta, tinha o equilíbrio nas ações como estilo de vida. Em casa, era extrovertida e, no convívio geral, era querida por todos. Generosa, eka nunca deixou de estender a mão e nos ajudar quando passávamos por dificuldades - diz Saulo.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Ele acrescenta que a idosa adorava passear na companhia dos filhos.

- Ela pedia ao Gelson para sair com ela, mas escolhia os lugares. Às vezes, o passeio era no centro. Em outras, preferia o interior da cidade - lembra Saulo.

A dona de casa era uma exímia cozinheira. Não deixava faltar variedade de pratos para a família, ainda de acordo com o filho.

Hilda residia na Avenida Medianeira, junto ao caçula, Cláucio. Os outros filhos moravam perto da mãe. Gostava de ver a família unida, principalmente ao redor dela.

Para Gelson, fica a gratidão pela mãe dedicada, que tantas lições importantes deixou.

- Ela foi muito carinhosa para com os filhos. Somos gratos pelo cuidado e atenção que dedicava também aos netos - comenta o filho.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Para a neta Letiele, a avó era maravilhosa, ajudava a todos, estava sempre disposta e de bom humor. Ainda de acordo com ela, Hilda transmitia carinho, aconchego e paz:

- Eu a visitava todos os dias Quando eu estava do lado dela, tudo melhorava. Era teimosa. Isso não podemos negar. Tudo tinha que ser feito do jeitinho dela. A gente nem se importava. Ficávamos felizes em realizar as vontades da vó - recorda a neta, com carinho.

A matriarca ensinou Letiele a ser resiliente e a enfrentar os desafios impostos no dia a dia.

- Minha avó passou por diversas dificuldades, como várias perdas de familiares próximos. Mesmo diante dessas tristezas, ela não deixou de ser feliz - conclui a neta, emocionada.

Hilda Van Caeneghem do Nascimento morreu em 4 de junho, devido a um ataque cardíaco. Ela foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria, no mesmo dia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morreu o professor universitário Jorge Fernando Vilarino

Falecimentos Santa Maria e Região Próximo

Falecimentos Santa Maria e Região